... Hospede o seu site com a ArmazemWeb ...

Tá estressado ? Chalé, Natureza e descanso... ..... Usuários online ....Tá estressado ? Chalé, Natureza e descanso...

Arquitetos e Empresa de Arquitetura - Projetos - Plantas em Cidade de Goiás -Velho

Equipamentos simples e cuidados básicos de arquitetura facilitam a vida de portadores de deficiência física

Cada vez mais arquitetos estão se especializando em projetos residenciais voltados para portadores de necessidades especiais. Isso porque, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 12% da população de países como o Brasil possuem esse tipo de problema. Entre as áreas da casa especialmente projetadas para essas pessoas, o banheiro é um dos destaques. Como é um local que oferece riscos para quem não consegue se movimentar normalmente, esse ambiente deve ter um planejamento bastante específico. O primeiro ponto a se levar em consideração no projeto é o espaço destinado à ele. Entre as peças, deve haver um espaço de pelo menos 1,5 de diâmetro para que a pessoa possa movimentar e estacionar perfeitamente a cadeira de rodas na frente ou ao lado dos locais.

Segundo o arquiteto Ricardo Mesquita, é preciso retirar qualquer desnível no chão. O trilho do box pode ficar no teto. Outra opção são as portas sanfonadas presas à parede.”Nunca se deve usar vidros no box, pois a cadeira pode bater e causar um acidente”, orienta. As barras de apoio são fundamentais em todas as partes do cômodo. Ao lado do vaso sanitário, elas são essenciais para que a pessoa possa se transportar da cadeira para ele.

Já no chuveiro, a barra ajuda a pessoa se firmar melhor no local. Ela é útil também para a pessoa que, quando apoiada, consegue ficar em pé. Em volta da pia é a mesma coisa. As barras se fazem necessárias para quem consegue levantar com o auxílio de algum apoio. Quanto aos acessórios normais como espelhos ou torneiras, o ideal é readequá-los no banheiro. “As torneiras devem ser acessíveis e de fácil acionamento”, afirma a arquiteta Andressa Cordeiro. Já a bancada da pia deve ter um espaço em baixo que encaixe a cadeira e o espelho deve ser mais baixo.

Piso
É importante cuidar com o revestimento do chão para que a cadeira de rodas ou as muletas não deslize. O arquiteto Ricardo Mesquita recomenda o uso de cerâmica antiderrapante. “É bom também usar materiais que não tenham fendas, pois isso torna mais fácil a limpeza”, aconselha. Esse tipo de banheiro deve ter rodapé e ele deve ser mais alto que o normal.

Fonte; Rodapé - Construção & Decoração


Características de uma Casa Ecológica

Adaptação ao clima  - Ponto principal desse tipo de moradia, interfere nos seguintes fatores, que devem ser avaliados pelo arquiteto:

- Espessura de paredes . Se a diferença entre as temperaturas do dia e da noite superar 10ºC, as paredes terão de ser mais grossas (8 cm). Colchões de ar (espaços vazios) dentro delas funcionam como isolantes térmicos.

- Localização de portas e janelas . O percurso e a inclinação do sol durante o verão e o inverno determinam o melhor posicionamento das aberturas para que a casa receba luz e calor adequados em cada estação (veja o desenho).

- Ventilação . Com elementos vazados (brises, cobogós, treliças), ou alinhando-se portas e janelas, obtém-se a ventilação cruzada dentro de casa, ideal para climas quentes. Em regiões frias, evitam-se aberturas em locais com muita ventilação.

- Materiais . Além de preferir os recursos da própria região e cuja produção não implique agressões ambientais, o arquiteto considera sua utilização para obter um maior conforto ambiental interno. Numa região fria, por exemplo, uma parede
de pedra (material que retém calor) que pegue muito sol durante o dia pode aquecer todo um ambiente durante a noite. 

Traço racional - Estabelecidos o percurso do sol e a variação de temperatura, o projeto considera:

- Divisão da casa . Quartos serão voltados para a face que recebe o sol da manhã. Varandas sombreiam ambientes muito ensolarados e quentes. 

- Cobertura . A forma do telhado pode trazer mais ou menos calor para dentro de casa (veja no desenho a sombra propiciada por beirais).

- Posição cardeal . Numa região quente, por exemplo, a face sul traz luminosidade sem aumento interno da temperatura.

Escolha dos equipamentos  - O arquiteto também prevê sistemas para a captação da água de chuva, reaproveitamento de esgoto secundário (pias) ou aquecimento solar. Eles podem encarecer em cerca de 3% a construção, mas o seu uso ao longo do tempo acaba gerando economia, pois serão utilizadas menos energia elétrica ou água.

Reportagem:
Liane Alves

Cidade de Goiás -Velho Arquitetos e Empresa de Arquitetura - Projetos - Plantas em - Endereços e Telefones de lojas com descontos e promocão ou promoções liquidação ofertas representantes comerciais que atendem e fazem orçamentos, horários de atendimentos consultas , entrega a domicílio em residências casas empresas comércios lojas indústrias localizados que vendem no varejo e atacado e adquirir produto por correio comprar pela internet quem onde e como o que quanto custa valores referência opniões sobre e novidades de últimos modelos reclamações sobre produto na internet e onde comprar na cidade de em Cidade de Goiás -Velho