Legislação do Cerrado Brasileiro - É importante? Então está aqui!
Tudo sobre a Cidade de Goiás está aqui! - Anunciar aquí não paga!

DESTAQUES

Hoteis e Pousadas

História da Cidade de Goiás

Monumentos Históricos

Museus

Atrativos

Comercios e Serviços

Igrejas Históricas

Dicas

Informações

Agenda 2009

Restaurantes

Pizzarias

Bares

Camping

Clubes

Lan Houses

Prefeitura

Câmara Municipal

Telefones Úteis

Balneários

Artistas Plásticos

Mapa da Cidade

Como Chegar

Principais Rios

DIVERSOS

Placas

Melhores Faculdades

Cidadania

Mototaxis

Parque da Serra Dourada

Ponto de Táxis

CERRADO

 

 

 

 

 

 

Legislação do Cerrado Brasileiro -
Outros Links

Eco Turismo na Serra Dourada

Pricipal ...Clima e Relevo .. Código Florestal .. Conservação .. Fauna e Flora .. Legislação ....Frutas ....Tipos de Cerrado.... Leis de Crimes Ambientais .. Vegetação

Legislação

A Constituição Federal promulgada em 1988 não atribuiu ao cerrado o "status" de patrimônio nacional, o que poderia assegurar sua utilização dentro de critérios para a manutenção de sua preservação.

             Ao contrário, desde o início da denominada política de expansão agrícola, na década de 50, a região do cerrado foi citada pelo Governo Federal como sendo a principal fronteira agrícola do país, ou seja, a vegetação "feia", "vagabunda" e "desprezível" do cerrado, apesar de possuir uma fauna e flora riquíssimas, foi sistematicamente, e legalmente, condenada ao desaparecimento.

             Recentemente, uma série de ações por parte dos legisladores tem buscado amenizar os erros do passado cometidos para com este bioma, atitudes como a Proposta de Emenda à Constituição n° 141 de 1992, o código florestal brasileiro e uma série de decretos a nível municipal, estadual e federal, tem gerado subsídios para a implementação de ações que visem a conservação e recuperação da área do cerrado.

Ações para o conhecimento e conservação do cerrado

            Conhecemos ainda muito pouco sobre a complexidade e complementaridade dos diversos tipos fisionômicos do cerrado. A grande maioria das ações de estudo e preservação tem sido executadas na área nuclear do cerrado, devido a proximidade desta área aos grandes centros de pesquisa, ou ainda nas áreas disjuntas do cerrado paulista.

            Pelo contrário as pesquisas e ações de conservação voltadas para as áreas marginas do cerrado, principalmente na região norte, e nas áreas disjuntas do norte e nordeste, ainda tem se processado de maneira tímida e insipiente.

            O acelerado processo de ocupação e a crescente pressão exercida pelo desenvolvimento sobre as áreas remanescentes do cerrado, tornam imprescindíveis a implementação de ações que visem a geração de informações e a conservação da biodiversidade do cerrado.

Fontes: www.portalbrasil


DESTAQUES

Vídeos

Downloads

Cartões Postais

Charges

Ouvir Rádio Cidade

Universidades

Artistas e Fofocas 

Esportes 

Utilidades

Igrejas Evangélicas em Goiás

Pousada em Goiás Velho

Atrativos Naturais

Monumentos Históricos

Museus

Hotel Fazenda em Goiás

História

Carnaval - Programação

Igrejas Históricas

Canal Kids

Camping

Parceiros

Vilaboadegoias

DJS Locais

Músicas

Relacionamento

Fotos

Jogos

Piadas

Slides

Trotes Telefônicos

 

 

 

 

 

 

Pesquisa Escolar: Geografia * História

Aconteceu na sexta feira,dia 3, uma reunião com o Conselho Consultivo do Parque Estadual Serra Dourada, para apresentação do Termo de Referência do Plano de Manejo do parque e da APA. Esta reunião teve como objetivo apresentar à comunidade os Termos de Referências para execução do parque. Entre os assuntos que foram abordados estão também, a medição . . . leia mais

Copyright © 2007- Image Factory , All Rights Reserved - Envie suas sugestões para goiasagito@hotmail.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


OUTRAS PÁGINAS EM BREVE:

Legislação sobre do Cerrado brasileiro - Leis de proteção do Cerrado do Cerrado Goiano - Tudo sobre o Cerrado - - Código Florestal - Conservação do Cerrado - Fauna e Flora - Legislação Ambientais - Leis de Crimes Ambientais do Cerrado -

 


 

Usuários online